Tabela Aparem

Tabelas Tempárias - Ciclo Otto e Diesel As tabelas trazem os tempos e os valores, hora-homem e hora-máquina, para os serviços de usinagem ciclo otto e ciclo diesel. Com as tabelas tempárias é possível determinar os custos, com precisão, de todos os processos executados na retífica de um motor. O procedimento correto é: nunca mais vender motores abaixo do custo!

CICLO OTTO

Exemplos para identificar o enquadramento do motor conforme colunas de (A) a (M).

VW ar todos (A): 1.200/1.300/1.500/1.600/1.700
4 cilindros em "L" - comando no bloco 8 válv. OHV (B): Opala/Caravan/C10 e A10 (151) - Willys 4 cil. Corcel, Maxion 2.5 (Euro I e II), 2.8 (Power Stroke), etc...
4 cilindros em "L" - comando na cebeça 8 válv.SOHC (C): Fiat 147 - Uno 1.0 - Palio 1.5/1.6 - Tempra - Gol AP 1.0 -1.6 - AE 1.6 - Hilux 2.8, MWM Sprint, Vectra, etc...
4 cilindros em "L" - comando na cabeça 12 válv. SOHC (D): Toyota Corola - Toyota Paseo, etc...
4 cilindros em "L" - comando na cabeça 16 válv. DOHC (E): Gol 1.0 (3ª geração) - Audi AT 1.8 - Vectra - Fiat Tempra - Ford Zetec, etc...
5 cilindros em "L" - comando na cebeça 20 válv. DOHC (F): Audi A4 - Marea, Passat Imp., etc...
6 cilindros em "L" - comando no bloco 12 válv. OHV (G): GM 261 - GM 292, Willis 2.800/3.000, etc...
6 cilindros em "L" - comando no bloco 12 válv. SOHC (H): Alfa 164 - Willys Jeep 2.6 - F-1.000 C - Omega 3.0 - GM S10, etc...
6 cilindros em "L" - comando na cabeça 18 válv. SOHC (I): MWM Sprint, etc...
6/8 cilindros em "V" - comando no bloco 12/16 válv. OHV (J): Dodge Ram 5.9, GM 4.3, etc...
6/8 cilindros em "V" - comando na cabeça 12/16 válv. SOHC (L): Dodge 318, Ford, Jeep, etc...
6/8 cilindros em "V" - comando na cabeça 24/32 válv. DOHC (M): BMW 525i 24 vál. - 523i 24 vál. - 728i 24 vál. - 730i V8 32 vál. Pajero ¨G 72 6 cil. 24 vál.

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CICLO DIESEL

Exemplos para identificar o enquadramento do motor conforme colunas de (A) a (L).
E compressores de freio nas colunas (J) e (L).

OBS.: Leves (todos) diesel rápido (High Speed) Nacionais e Importados estão inseridos na tabela tempária do CICLO OTTO

1 e 2 cilindros Médio (A) (B): Agrale M90/M/90 - Deutz FL 511 - MWM D 222/1 e 2 - Yanmar NT 70 B/75B
3 cilindros Médio (C): Ford Trator 201 pol. - MWM D 222/3 - Perkins 3-152 - Detroit Diesel 3 - 53 N
4 cilindros Médio (D): Cat 3304/3306 - Cummins 4B/4bT - Maxion S4 - M.Benz OM 314/364 - MWM D 226/4 e 229/4 - Perkins 4203/4236
6 cilindros Médio (E): Cat 3610 - Cummins 6B/6BT - Ford Cargo 6.6 - M.Benz 352/366 - MWM D229/6 - Perkins 6-6354/6-357/6-358
5/6 cilindros Pesado (F): Cummins Série C - Scania DS11/DS12 - OM 355/5 e 6 - OM 449
6/8 cilindros Super Pesado (G): Cat 3408 - Cummins série N - volvo THD 100/TD 120 - OM 447
8 cilindros Super pesado em "V" (H): MWM 232 - Scania DS 14
12 cilindros Super pesado em "V" (I): Cat 3412 - Detroit 12 V 71/12 V 92/12 V 149 - MWM 232 - Cat D 348 - Cat 3512
1 cilindro Compressor de ar (J):
2 cilindros compressor de ar (L):

Notas


  1. NBR 13.032 - Toda norma técnica possui valor legal no caso de disputa judicial. Assim sendo, sempre que for passado um orçamento, e no mesmo não constar alguns itens, considerados essenciais, há o risco de que aos olhos da lei ser entendido que os mesmos não necessitavam de reparação na época da retífica do motor.
  2. Tendo em vista o exposto na 1ª nota, recomendamos que seus orçamentos básicos de motores, limitem-se aos seguintes termos: Serviços e Usinagens (de acordo com a Norma 13.032) perante a lei nº 8078 sua empresa é responsável por todas as tarefas ali constantes ; orçar em separado, os itens complementares ou opcionais, necessários ao complemento do trabalho. mas que não são considerados essenciais pela norma, acima mencionada..
  3. Este trabalho é fruto de pesquisa junto aos retificadores associados do Estado de São Pauloe consulta ao "Time Labor Guide", Guia de tempos de trabalho, emitido pela AERA, associação norte americana de retificadores
  4. Os "valores hora" utilizados, sao as somas dos resultados apurados divididas pela quantidade de informações recebidas, gerando as médias dos valores informados por pesquisa junto aos retificadores associados em 31/12/2001
A TEMPÁRIA c/ pesquisa de preço no Estado de São Paulo 17/12/2004

Motores Nacionais Leves ( Gasolina E Álcool )

Preço de Venda para Hora - Homem * (H/H N L) motor nacional Leve = ..........................................................

Preço de Venda para Hora - Máquina  (H/M N L) motor nacional Leve = ..........................................................

R$ 55,00

R$ 109,00

Motores Importados ( Gasolina e Diesel Leve(High Speed) )

Preço de Venda para Hora - Homem * (H/H I L) importado nacional Leve = .....................................................

Preço de Venda para Hora - Máquina  (H/M I L) importado nacional Leve = .....................................................

R$ 77,00

R$ 137,00

Motores Nacionais médios - pesados - super pesados ( Diesel )

Preço de Venda para Hora - Homem * (H/H N P) motor nacional Pesado = .....................................................

Preço de Venda para Hora - Máquina  (H/M N P) motor nacional Pesado = .....................................................

R$ 77,00

R$ 137,00

Motores Importados médios - pesados super pesados ( Diesel )

Preço de Venda para Hora - Homem * (H/H I P) importado Pesado = ..............................................................

Preço de Venda para Hora - Máquina  (H/M I P) importado Pesado = ..............................................................

R$ 91,00

R$ 181,00

* na linha de operações (HH) hora homem, e sem asteristico = hora máquina

OBS: Os valores das horas acima mencionados, agregam todos os custos das empresas e depreciações de máquinas, levando em consideração, o valor de risco de retrabalho das diversas peças de acordo com seu valor de mercado

Percentuais (%) dos Dissídios Coletivos da Categoria acumulados no período de 2005 a 2014 aplicados
na Atualização dos Valores de H/H e H/M da Tabela Tempária
2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014
8,20% 5,00% 7,45% 10,48% 6,26% 7,50% 9,00% 7,50% 8,00% 8,00%

Para Acompanhamento Detalhado do Calculo Realizado,
Veja a Tabela de Calculo Completa !!!

Calculo Detalhado para Atualização de Valores H/H e H/M

Resultado - Pesquisa de Preços de 17/12/2004 Atualizada em JANEIRO/2015

Motores Nacionais Leves ( Gasolina E Álcool )

Preço de Venda para Hora - Homem * (H/H N L) motor nacional Leve = ..........................................................

Preço de Venda para Hora - Máquina  (H/M N L) motor nacional Leve = ..........................................................

R$ 115,81

R$ 229,51

Motores Importados ( Gasolina e Diesel Leve(High Speed) )

Preço de Venda para Hora - Homem * (H/H I L) motor importado Leve = .....................................................

Preço de Venda para Hora - Máquina  (H/M I L) motor importado Leve = .....................................................

R$ 162,13

R$ 288,46

Motores Nacionais médios - pesados - super pesados ( Diesel )

Preço de Venda para Hora - Homem * (H/H N P) motor nacional Pesado = .....................................................

Preço de Venda para Hora - Máquina  (H/M N P) motor nacional Pesado = .....................................................

R$ 162,13

R$ 288,46

Motores Importados médios - pesados super pesados ( Diesel )

Preço de Venda para Hora - Homem * (H/H I P) motor importado Pesado = ..............................................................

Preço de Venda para Hora - Máquina  (H/M I P) motor importado Pesado = ..............................................................

R$ 191,61

R$ 381,11

  1. Peças Recuperadas - Tendo em vista que a recuperação de peças que não permitem mas sofrerem passe no diametro ou espessura, trinca, solda, enchimento e etc, ser um recurso não recomendado tecnicamente, mas uma opção legal do consumidor, o mesmo deve autorizar a recuperação do componente por escrito na ordem de serviço assumindo as eventuais consequências, dessa decisão.
  2. Serviços de Terceiros - Nos casos em que esses serviços não sejam prestados por seus fornecedores, pelos quais sua empresa é co-responsável, pois refaturou esses trabalhos; mas que tenham sim prestados por fornecedor do cliente, o mesmo deve atestar essa exigência na Ordem de Serviço, assumindo como co-responsável da qualidade dos serviços prestados pelo seu fornecedor asumindo suas conseqüências
  3. Garantia de Usinagem - Visto que o responsável pela garantia do motor é o montador do mesmo, nos casos de fornecimento de usinagem avulsa a garantia do trabalho efetuado encerra-se quando o técnico montador afere as medidas, na operação de montagem, para sua maior garantia, recomenda-se enviar juntamente com os componentes do motor, uma planilha com todos os dimensionais das peças, folgas e torques aplicados nas aferições destas, quando for o caso.
  4. Peças Novas fornecidas pelo consumidor - Algumas retíficas aceitam o envio de peças pelo cliente, sem saber que em caso de pane, independentemente desse fato, respondem inclusive por essas peças; Dessa forma sugerimos emitirem um termo de responsabilidade, a ser assinado pelo consumidor, no que se refere a vícios ocultos e qualidade da matéria prima empregada pelo fabricante, pois não existe por parte da retífica, forma de analisar tais elementos.
    Sugerimos ainda, que nos casos de ocorrência de pane grave, de elevado custo de reparação, utilizem um laboratório independente para análise dessas peças.
    É lícito, ainda, pelos princípios de Direito que eventuais demoras, na solução desses impasses, são de conhecimento do consumidor que envolveu vários fornecedores em um trabalho, visando uma redução do custo inicial do reparo.
  5. Cronograma de Entrega de Serviços - Sugerimos fixarem em local visível ao cliente, seus prazos de entrega máximos; caso o serviço fique parado em função do cliente, informá-lo por escrito, com protocolo , de forma a não serem responsabilizados por lucro cessante ou qualquer prejuízo ocasionado por esse fato.
  6. Garantia de Motores Completos - Esse procedimento está detalhado, nos seguintes trabalhos da APAREM:
    1. Manual de Reinstalação de Motores - Que orienta quanto à correta reinstalação do mesmo no que se refere às condições dos agregados do veículo, de forma que os mesmos não interfiram no bom funcionamento deste ou venham até a danificá-lo ou ainda tirá-lo totalmente de operação, definindo, também, as áreas de responsabilidade das partes envolvidas .
    2. Certificado de Garantia - Complementando o item 10-1, esse certificado, define todas as condições da garantia quanto aos termos, prazos, normas, exceções, características, revisões obrigatórias e áreas de responsabilidade das partes envolvidas, inclusive do consumidor.
Tabela Aparem Capas    Tabela Aparem

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Hora Homem(H/H) e Hora Máquina (H/M)
ainda com Valores Antigos de 17/12/2004

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Hora Homem(H/H) e Hora Máquina (H/M)
ainda com Valores Antigos 17/12/2004

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tel.: (11) 2632-1111 ou e-mail aparem@aparem.org.br